Relato de gratidão

Voltar

10 de outubro de 2022

Relato de gratidão: Profissionais da PRÓ-PM se destacam no atendimento psicológico

“A psicóloga Hermínia demonstrou diariamente atributos importantes à sua profissão, como comprometimento, generosidade, persistência e, acima de tudo, amor naquilo que faz. Hoje, vejo mais que necessário o tratamento psicológico", disse a 1º Sgt PM Camila

“Gratidão é a memória do coração!”

 

Foi assim que a 1º Sargento PM Camila Mendes definiu seu sentimento após encerrar o tratamento psicológico de quase dois anos, realizado no Centro de Atenção Psicológica e Social – CAPS, da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

Em 2020, em meio à pandemia da COVID-19 e o lockdown no país, a policial foi diagnosticada com câncer de mama, durante a realização dos exames preventivos no mês de aniversário. “Ao receber a notícia, me recordo que o ‘chão saiu dos meus pés’ e projetei, inconscientemente, a minha data de morte”, revelou Camila.

 

Foi nesse período que, paralelamente ao tratamento para combater a doença, a sargento deu início também ao acompanhamento psicológico. Ao longo de quase dois anos, ela foi assistida pela psicóloga Hermínia Passaretti, uma das profissionais contratadas pela PRÓ-PM para prestar atendimento no CAPS.

 

“A psicóloga Hermínia demonstrou diariamente atributos importantes à sua profissão, como comprometimento, generosidade, persistência e, acima de tudo, amor naquilo que faz. Hoje, vejo mais que necessário o tratamento psicológico, pois a profissional Hermínia conseguiu ‘me reerguer’”, completou.

 

Hermínia, que já atua no atendimento pela PRÓ-PM há quase 20 anos, ainda acrescentou: “Qualquer trabalho, quando a gente faz com amor, a chance de dar certo é muito maior. E a gente gosta muito do que faz. A população policial-militar é muito específica e o retorno que chega, como veio da Camila, acaba sendo muito natural e gratificante. O vínculo com o paciente é mais fácil quando você ama o que faz”.

 

Atualmente, a PRÓ-PM conta com sete profissionais de psicologia contratados para atender às demandas dos nossos policiais militares, sendo que cinco realizam atendimentos pelo CAPS, uma no Comando de Policiamento de Área Metropolitano 6 e outra no CPA/M-7. 

 

São mais de 600 horas mensais de atendimento e, durante a pandemia, as consultas passaram a ser realizadas também pela internet, o que aumentou ainda mais o alcance desse trabalho tão importante de valorização da saúde mental.

 

“Em relação à psicologia, a gente conta com o apoio da PRÓ-PM há muito tempo. É uma parceria que dá muito certo. Acho incrível o que eles fazem pelo policial e uma coisa muito legal que veio com o atendimento online, foi poder atender os policiais do interior do estado, uma coisa que a gente percebia que a PRÓ-PM queria chegar até lá e o atendimento online ultrapassou essas barreiras.”, explicou Hermínia.

 

Solidariedade é a força que nos move. E você, associado, nos ajuda nessa missão de levar, cada vez mais, qualidade de vida aos nossos policiais militares. A PRÓ-PM acredita na importância da atenção à saúde mental e na transformação positiva que o trabalho de nossos profissionais proporciona aos nossos irmãos de farda. Cuide-se!

 

Confira na íntegra o elogio escrito pela 1º Sargento Camila Mendes à psicóloga Hermínia:

 

Gratidão, é a memória do coração! Agradeço a excelente profissional civil Hermínia que, ao longo de quase 2 anos, acompanhou com maestria o meu processo terapêutico. Em maio do ano de 2020, em plena época em que a população mundial só falava sobre COVID-19 e vivenciando um lockdown por determinação sanitária, fui diagnosticada com câncer de mamas inicial após realizar exames preventivos no mês de aniversário. Ao receber a notícia, me recordo que o ‘chão saiu dos meus pé’ e projetei inconscientemente a minha data de morte. Uma situação difícil que potencializou uma angústia sem fim após hospitais públicos e particulares estarem voltados apenas ao atendimento de pacientes com Coronavírus, não dando a devida importância para o tratamento de outras doenças. A psicóloga Hermínia entrou na minha vida e prosseguiu com excelência a minha terapia. Assim, venho através desta mensagem, solicitar a V.Sª elogio à psicóloga Hermínia que demonstrou diariamente atributos importantes à sua profissão como comprometimento, generosidade, persistência, e acima de tudo, amor naquilo que faz. Hoje, vejo mais que necessário o tratamento psicológico, pois a profissional Hermínia conseguiu ‘me reerguer’ de um buraco que eu não via fim. Tenho certeza que os trabalhos realizados neste período da terapia trouxeram de volta a pessoa que eu sempre fui! Portanto, agradeço imensamente a todos os profissionais deste Centro de Atenção Psicológica e Social (CAPS) que com determinação e coragem, atuam não só na reabilitação do profissional de polícia, mas no ‘resgate’ do ser humano em sua essência! Assim encerro, desejando boa sorte a todos e que Deus os abençoe imensamente nesta nobre missão! Meu muito, muito obrigada!”

 


Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da PRÓ-PM!



    Eu li e estou de acordo com a Política de Privacidade do PRÓ-PM.

    Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.