Prevenção do Diabetes

Voltar

25 de junho de 2024

Pauta prioritária de saúde em junho, Mutirão do Diabetes, realizado pelo PRÓ-PM, atendeu dezenas de policiais militares

No Dia Nacional do Diabetes, o Instituto PRÓ-PM realizou uma ação inédita para avaliar o nível de glicemia dos policiais militares de São Paulo. O evento contou com a presença de profissionais de saúde que realizaram testes de ponta de dedo, com orientação médica e nutricional, após o resultado dos exames. Familiares dos policiais e civis que procuraram atendimento também receberam atenção e cuidados da equipe multidisciplinar. O Mutirão organizado pelo Instituto PRÓ-PM teve apoio do Sistema de Saúde Nipomed e de seus parceiros.

O Brasil é o 5º país em número de casos de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. Segundos dados revelados recentemente, a estimativa da incidência da doença em 2030 poderá chegar a 21,5 milhões. Veja no Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF).

Eem todo o mundo, o diabetes se tornou um sério problema de saúde pública, cujas previsões vêm sendo superadas a cada nova triagem. Só como exemplo, há 24 anos, a estimativa global de adultos vivendo com diabetes era de 151 milhões. Em meados de 2010, havia crescido 88%, para 285 milhões. No Brasil, em 2024, esse número já ronda a casa dos 20 milhões de pessoas, segundo a Sociedade Brasileira do Diabetes.

Entre os policiais militares do Estado de São Paulo, ainda não há estudos que registrem um número  de portadores da doença. Indicadores como o alto nível de estresse e a dificuldade de manter um padrão saudável e regular de alimentação no dia a dia certamente contribuem para colocar os PMs no grupo de risco.

Para levantar informações sobre a glicemia dos policiais militares atuantes na cidade de São Paulo. O Instituto PRÓ-PM realizará no dia 26 de junho – Dia Nacional do Diabetes – um mutirão com testes de ponta de dedo. Profissionais de saúde presentes no local, prestarão informações médicas e nutricionais aos irmãos de farda – e seus familiares – que apresentarem resultados de glicemia fora da curva.

O mutirão será realizado na Capelania de Santo Expedito, localizado na rua Jorge Mirada, 264, bairro da Luz, com início às 11h terminando às 15h. O evento terá apoio do Sistema de Saúde Nipomed, além de clínicas e laboratórios parceiros.

 


Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da PRÓ-PM!



    Eu li e estou de acordo com a Política de Privacidade do PRÓ-PM.

    Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.