Nutricionista na EEFPM

Voltar

30 de junho de 2023

Atendimento nutricional é mais um serviço disponibilizado à Polícia Militar pelo Instituto PRÓ-PM

Letícia Esteca, nutricionista clínica, presta atendimento na Policlínica da Escola de Educação Física da Polícia Militar.

Uma das prioridades do Instituto Pró-PM é oferecer um atendimento integrado aos seus associados e uma evidência disso é o novo serviço disponibilizado para os policiais militares: nutrição. A nutricionista clínica responsável pelos atendimentos chama-se Letícia Esteca, que possui mais de 10 anos de experiência e uma grande responsabilidade em ajudar os policiais militares a estabelecerem uma relação mais saudável e positiva com a alimentação.

Os atendimentos acontecem na Policlínica, localizada na Escola de Educação Física da Polícia Militar, e têm como foco principal a reeducação alimentar.

No primeiro atendimento, o objetivo principal é compreender a rotina dos policiais, tanto os ativos quanto os aposentados, a fim de traçar um plano alimentar personalizado e, principalmente, viável de ser seguido. Nas consultas subsequentes, é possível avaliar o progresso e realizar ajustes, caso necessário. Esse acompanhamento nutricional desempenha um papel importante na abordagem de saúde integrativa, pois uma alimentação inadequada pode causar não apenas problemas de saúde e de peso, mas também acentuar o desânimo, ansiedade e depressão. Segundo a nutricionista, também que é necessário trabalhar o comportamento alimentar, já que cada paciente se comporta de uma maneira frente à alimentação.

“Na primeira consulta eu vou conhecer o perfil do paciente, não somente a sua alimentação, mas seu estilo de vida como um todo, porque isso influencia diretamente no que ele vai comer.”, ressalta a profissional.

De acordo com Letícia, é extremamente importante construir um plano de alimentação personalizado para cada paciente, respeitando suas individualidades e objetivos: “Cada pessoa tem um horário para comer, dormir, trabalhar, tem um histórico de doenças que eu tenho que levar em consideração, possíveis alergias e claro, entender também quais são os objetivos da nutrição.” afirma.

A nutricionista acredita que uma alimentação saudável e equilibrada não precisa ser necessariamente composta por produtos caros e ajuda os pacientes na construção de um plano alimentar que preze também por praticidade.

“Eu ajudo os meus pacientes a encontrarem o equilíbrio e a estabelecerem uma boa relação com a alimentação. É necessário estabelecer prioridades, trabalhando por partes para que eles consigam os resultados desejados, estabelecendo metas alcançáveis que também contribuem na motivação.”, conta.

Sobre a importância do seu trabalho no desenvolvimento dos Policiais Militares, a profissional destaca em primeiro lugar a saúde e disposição: “O trabalho do Militar exige um desempenho físico, então a alimentação traz, com certeza mais disposição.”

Letícia ressaltou que já neste primeiro mês, após iniciado o serviço, recebeu muitos feedbacks positivos: “Os policiais estão contentes em ter essa autonomia alimentar devido o acesso que o PRÓ-PM está proporcionando.” Isso demonstra, mais uma vez, o cuidado que o Instituto Pró-PM possui com a melhora da qualidade de vida dos Policiais Militares.

 


Compartilhe

    Inscreva-se para receber novidades da PRÓ-PM!



    Eu li e estou de acordo com a Política de Privacidade do PRÓ-PM.

    Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.